segunda-feira, 27 de março de 2017

SABEDORIA OU INTELIGÊNCIA?







O LIVRO DE OURO DA PROSPERIDADE E DA SORTE – EDDIE VAN FEU

Eddie Von Feu é uma autora que precisa ser lida sem preconceitos ou pensamentos tacanhos. Estou encontrando muitas coisas bem legais em seus livros!


Um trechinho de um dos seus livros:





Um pouco sobre Sabedoria e inteligência...

(...) Procure manter o coração sempre puro. Isto não quer dizer que você não poderá nunca sentir raiva ou tristeza, decepção ou frustração. A vida é feita dessas coisas também, fazem parte do seu aprendizado. Mas você terá que ter um coração leve, ou seja, um coração livre de sentimentos densos como ódio, ira, rancor, inveja, apego, orgulho e cobiça. Todos esses sentimentos são distorções, excessos, um desequilíbrio facilmente consertável se você estiver disposto a melhorar. 

E o caminho para tudo isso é a sabedoria. É com ela que adquirimos compreensão de tudo o que nos cerca, das coisas que nos acontecem e até como lidar com aquilo que não compreendemos ou nos magoa. Afinal, entender que levou uma facada nas costas não torna menos doloroso o fato em si! Para quem não sabe definir o que é sabedoria, por favor, não confunda com inteligência. E não confunda inteligência com acúmulo de informações. Meu PC é cheio de informações, o que não lhe dá inteligência, e muito menos, sabedoria.





Estamos vivendo num mundo onde temos informação demais e pouco tempo para digeri-la. Muita gente lê livros, vê filmes, assiste novelas, e não consegue dizer o que gostou ou o que não gostou, e muito menos, porquê. Quando dava aulas para crianças e adolescentes de roteiro e quadrinhos, sempre promovia uma discussão sobre um filme que todos tivessem visto. Salvo uma rara turma que tive, que chamo até hoje de “Turma de Ouro,” as outras turmas (que também amei e que muito me ensinaram) geralmente respondiam com uma opinião direta de ‘amei’, acompanhados de adjetivos como ‘ridículo’, ‘muito bom’, ‘horrível’ e ‘lindo.’ Quando eu me dirigia a um deles e perguntava diretamente: “Por que?”, a turma mergulhava em silêncio. Se eu ouvisse um “Porque sim”, aí todo mundo tomava esporro, porque aluno meu não pode ser irracional.

E foi à base de muito esforço, e de muito esporro, que comecei a ouvir explicações mais coerentes. Tudo o que eu queria é que eles aprendessem a ver além, a ver a mensagem que estava sendo passada para eles em cada novela, filme ou propaganda, para que não se permitissem ser manipulados, uma geração de trouxas. Essa compreensão é sabedoria. Saber dados específicos sobre um fato e repetí-lo com ar superior, não é. Ter uma opinião embasada em argumentos honestos é sabedoria. Tentar impô-la aos outros não é.

Num resumo, inteligência é olhar as nuvens negras no céu e saber que são cúmulos cheios de água que cairá sobre  a terra numa reação natural, talvez provocando raios e trovões ao se tocarem. Sabedoria é pegar o guarda-chuva antes de sair de casa.









sábado, 18 de março de 2017

A CASA DO SOL POENTE





Poema de Lúcia Constantino, gentilmente cedido:





Tudo dorme na casa vazia.
As cartas nas gavetas,
os livros empoeirados nas estantes.
O passado passeia pela casa,
como eterno visitante.

De repente, saltam dos espelhos delírios e sorrisos.
Os sonhos em trajes de graça.
Tudo que permaneceu vivo
e o que nunca chegou na vida que passa.

Desperta a casa.
Despertam  vozes vivas,
orações,  acalantos, 
as lágrimas de tantos.
Também  estrelas nas vidraças dissolvidas
pelos ventos dos desencantos.

De frente para o sol poente,
fortaleza como uma grande árvore
a casa ousa sua solidão de gente:
- sonha em ser ninho nos fins de tarde.






quinta-feira, 9 de março de 2017

MAGIA






“Acredite no amor. Acredite na magia. Inferno, acredite em Papai Noel. Acredite em algo. Acredite em você mesmo. Acredite nos seus sonhos. Se não o fizer, quem o fará?” -  Jon Bon Jovi






“A Magia é a Ciência e a Arte de causar mudanças de acordo com a Vontade” 
― Aleister Crowley




"Ousadia contém gênio, e gênio, poder e magia" - Goethe





“Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia.” 
― Arthur Charles Clarke




“Na realidade, a magia é uma ciência divina. Na verdadeira acepção da palavra, ela é o conhecimento de todos os conhecimentos, pois nos ensina como conhecer e utilizar as leis universais.” 
― Franz Bardon



“Veja o mundo ao seu redor com olhos brilhantes, porque os maiores segredos estão escondidos nos lugares mais improváveis. E aqueles que não acreditam em magia nunca vão encontrá-la.” 
― Roald Dahl



Há, então, dois princípios contrários, um bom e outro mau? Perguntaram os discípulos de Manés. Não, os dois princípios do equilíbrio universal não são contrários ainda que opostos em aparência, porque é uma sabedoria única a que opõe um ao outro.O bem está à direita, o mal à esquerda; porém a bondade suprema se acha acima de ambos e ela se servirá do mal para o triunfo do bem, e do bem para a reparação do mal.
- Eliphas Levi




"Quando as forças cósmicas são invocadas, elas vêm aos pares, ação e reação sendo iguais e opostas."
- Dione Fortune














um Poema de Amor

AMO-TE Amo-te quanto em largo, alto e profundo Minh'alma alcança quando, transportada, sente, alongando os olhos ...